O grooming de um animal é acima de tudo uma atividade fundamental à saúde e bem-estar dos animais de companhia. No grooming estão incluídos cuidados de higiene básicos tais como, escovagem, corte de pelo (à tesoura ou à máquina), banho, corte de unhas e limpeza de ouvidos.
Tratar destes aspetos do nosso animal é muito mais do que apenas ter um animal de estimação bonito e fofinho. O tratamento regular e continuado de grooming permite eliminar e prevenir condições tais como problemas de pele, infestações de parasitas, queda de pelo em excesso, unhas que levam a posicionamento incorreto da pata e dos dedos, otites, entre outros.
O groomer deve ser sempre alguém atento e cuidadoso na verificação do estado de saúde da pele, do pelo, unhas e ouvidos dos animais e reportar aos tutores algo fora do normal ou que, numa consulta anterior não estivesse presente no animal. O trabalho do profissional de grooming requer estudo e formação, mas qualquer situação anómala deverá sempre ser informada aos tutores do animal e sugerida uma visita ao veterinário assistente, se necessário.
O veterinário desemprenha um papel fundamental na saúde dos nossos animais e embora o groomer trate de uma parte da saúde e bem-estar dos nossos animais o tratamento de patologias ou a indicação de quaisquer tratamentos é exclusivamente feita por um médico veterinário.
Abaixo, algumas condições detetadas durante serviços de grooming que foram devidamente informadas aos tutores e, nalguns dos casos, sugerida a consulta do médico veterinário assistente para posterior tratamento.
Levar os nossos animais ao spa animal uma vez por mês, permite detetar situações anómalas muito mais atempadamente e intervir com maior celeridade contribuindo para uma mais rápida resolução do problema e um maior conforto do nosso animal.